A preferência musical do consumidor pode impactar na sua aceitação e na suas emoções relacionadas à cerveja?

Resumo: Pesquisas têm destacado que o sentido da audição influencia o comportamento do consumidor e a percepção do sabor de produtos alimentícios. Essa influência pode ser exercida tanto pelos sons produzidos pela própria mastigação, quanto pelos sons da embalagem, além de sons advindos do ambiente, como as músicas de fundo. Todos esses estímulos sonoros podem ser usados para aumentar significativamente a forma como os alimentos e bebidas são percebidos e reforçar características consideradas mais prazerosas pelo consumidor. Com a importância do mercado de cervejas industriais e o crescimento nacional da produção e consumo de cervejas artesanais, faz-se necessário conhecer a resposta do consumidor em relação à bebida, a fim de possibilitar a manutenção do produto no mercado. Neste sentido, o objetivo deste estudo é avaliar a aceitação e as emoções dos consumidores de cervejas sob a influência de músicas de diferentes gêneros. Para tanto, será selecionada uma equipe de foco para selecionar músicas que representem diferentes gêneros musicais e os participantes do estudo serão recrutados e responderão a um questionário demográfico e comportamental e sobre sua preferência em relação às músicas selecionadas pelas equipes de foco. Por fim, cada participante avaliará amostras de cervejas (artesanais e/ou industriais) em relação à sua aceitação e às emoções evocadas durante seu consumo, em quatro sessões: teste cego (na ausência de música), teste na presença da música que mais gosta, teste na presença da música neutra e teste na presença da música que ele não gosta. Espera-se, com o desenvolvimento desse estudo, gerar novos conhecimentos para a área de ciência e tecnologia de alimentos e para a indústria cervejeira, a qual, em conjunto com o setor de marketing, poderá utilizar da influência da música na elaboração de mensagens publicitárias eficientes e integradas de acordo com a formulação de interesse desenvolvida, agregando valor ao produto.

Data de início: 16/05/2020
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador TARCISIO LIMA FILHO
Colaborador RAQUEL VIEIRA DE CARVALHO
Colaborador JUSSARA MOREIRA COELHO
Coordenador SUZANA MARIA DELLA LUCIA
Acesso à informação
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