Avaliação microbiológica de produtos cárneos
Resumo: Uma das fontes de informações para o estabelecimento de programas de vigilância e rastreamento de microrganismos patogênicos e de qualidade higiênica e sanitária de alimentos por órgãos oficiais ligados à saúde pública são estudos que envolvem a avaliação microbiológica dos produtos. Estes programas, em geral, buscam estabelecer procedimentos de controle e medidas preventivas, proteger a saúde do consumidor e solucionar problemas de saúde pública como os surtos de doenças transmitidas por alimentos, causados pelo consumo de alimentos contaminados.
A Resolução - RDC no 12 de 02/01/2001 da ANVISA, aprova o Regulamento Técnico sobre padrões microbiológicos sanitários para alimentos destinado ao consumo humano e estabelece as metodologias para amostragem, coleta, acondicionamento, transporte e análise microbiológica.
Com o propósito de obter informações sobre a segurança dos produtos cárneos comercializados no município de Alegre ES, será avaliada a qualidade microbiológica de embutidos cárneos seguindo os procedimentos e instruções descritas na legislação vigente. Serão coletadas amostras em estabelecimentos comercializadores de alimentos e realizadas análises microbiológicas para detecção de Staphylococcus aureus coagulase positiva e coliformes termotolerantes. Os resultados obtidos serão comparados com os padrões microbiológicos estabelecidos pela legislação vigente e os produtos classificados em Produtos em condições sanitárias satisfatórias e Produtos em condições sanitárias insatisfatórias.
Data de início: 01/08/2011
Prazo (meses): 12
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | CONSUELO DOMENICI ROBERTO |