O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Estudo do processo de desidratação osmótica de goiabas Paluma (Psidium guajava L.) combinado com o processo de secagem convencional

Resumo: A goiaba Paluma (Psidium guajava L.) se destaca pelo potencial industrial e consumo in natura, porém é um fruto muito perecível e deve ser processado de forma apropriada para manter suas propriedades por longo período de tempo. A secagem é um método que oferece longa vida de prateleira ao produto, mas reduz sua qualidade. A técnica de desidratação osmótica produz um produto de melhor qualidade, mas com menor vida de prateleira. Assim, a combinação entre os métodos de desidratação osmótica e secagem pode ser apontada como uma opção à redução de perdas da produção do fruto, obtendo-se um produto final com maior vida de prateleira. O objetivo desse trabalho é estudar o processo de desidratação osmótica de goiabas combinado com a secagem. Serão propostos modelos empíricos que descrevam o processo de transferência de massa de umidade do interior do alimento para a solução de desidratação osmótica e de matéria seca da solução para o interior do alimento. Para o processo de secagem convencional, serão testados três diferentes modelos empíricos de cinética de secagem e será avaliado o efeito da temperatura do ar de secagem sobre os parâmetros do modelo. Será proposto um modelo generalizado para a secagem convencional relacionando a umidade como função do tempo e da temperatura.

Data de início: 01/07/2012
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador SERGIO HENRIQUES SARAIVA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.