O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Aplicação de revestimento comestível em mamão minimamente processado: Modelagem da avaliação da qualidade físico química e microbiológica

Resumo: O consumo de alimentos minimamente processados tem aumentado em grande escala nos últimos anos, visto à procura pelos consumidores por alimentos mais próximos do natural. Dentre desse contexto as frutas tem grande destaque. Sendo o Estado do Espírito Santo maior produtor de mamão do país torna-se interessante o processamento mínimo desta fruta para seu melhor aproveitamento. O Objetivo desta pesquisa é estudar a aplicação de revestimento comestível em mamão minimamente processado. Para tanto, será aplicado uma solução conservadora composta por ácido ascórbico, ácido cítrico e cloreto de cálcio em mamão revestido de amido de milho ou mandioca. As análises desses dados serão avaliadas via modelagem matemática de superfície de resposta.
No final desta pesquisa espera-se obter informações importantes para prolongar a vida de prateleira de mamão minimamente processado com ótimas condições de qualidade microbiológica e sensorial. Os modelos matemáticos gerados poderão ser usados para predizer a mudança de Brix, pH e população microbiana como resposta aos tratamentos mínimos aplicados ao mamão. Tais predições fornecerão informações importantes para melhor aproveitamento da fruta.

Data de início: 20/05/2009
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador LUCIANO JOSE QUINTAO TEIXEIRA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.