Riscos e benefícios dos alimentos geneticamente modificados sob o ponto de vista de estudantes universitários e professores do ensino médio de Alegre, ES.

Resumo: Os organismos geneticamente modificados - OGM´s tem sido alvo constante de polêmicas no âmbito político, social, econômico, religioso, ambiental e da saúde. A divergência de ideias tem favorecido o crescimento de estudos, debates, manifestações e pesquisas em torno desses produtos. O tema alimentos transgênicos tem gerado fontes diversas de informações ao agricultor, aos processadores de alimentos, aos formadores de opinião e ao consumidor em geral.
Assim, pretende-se com este estudo analisar o grau de conhecimento sobre os riscos e benefícios potenciais dos OGMs entre formadores de opinião, especialmente no ensino médio e no meio universitário. Para isso, cerca de 10% dos alunos do centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, distribuídos nos 17 cursos oferecidos e professores do ensino médio das escolas públicas e particulares da cidade de Alegre, ES responderão a um questionário, que será aplicado na própria instituição, no qual incluirão perguntas sobre a opinião dos entrevistados com relação aos riscos e benefícios nos aspectos nutricionais, econômicos, toxicológicos e alergênicos, e econômicos dos OGM’s. Será realizada a tabulação e análise dos dados e aplicados testes estatísticos descritivos de média, mediana e frequência. O projeto será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa do CCS/ UFES.

Data de início: 02/05/2011
Prazo (meses): 7

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador NEUZA MARIA BRUNORO COSTA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000