CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO EMPREGADO COMO FERRAMENTA DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Resumo: Procedimentos ou metodologias utilizando técnicas de planejamento e análise estatística, tais como as ferramentas do CEP, são empregadas em processos industriais, visando a redução da variabilidade do processo.
Essas metodologias utilizam técnicas de monitoramento, controle e melhoria de processos, mediante análise estatística, e têm por finalidade analisar, identificar e eliminar as causas especiais de variação e outras condições operacionais anormais no processo, tornando-o sob controle estatístico (MONTGOMERY, 2009). Srikaeo et al., (2005) afirmam que as aplicações do CEP na indústria de alimentos permitem a realização do monitoramento do processo. Segundo os autores é possível caracterizar o processo, sendo esta definida como a atividade necessária para a identificação das variáveis críticas, possibilitando a coleta de dados para análise do comportamento ao longo da faixa de operação.
Serão realizadas:
Caracterização da empresa e descrição do processo da abate de aves, por meio do acompanhamento da produção do abateduro e elaboração de fluxogramas;
Identificação dos pontos de controle e as variáveis críticas que podem influenciar a absorção de água da carcaça de frango, o peso e rendimento da carcaça ;
Coleta de dados das variáveis críticas nos pontos de controle;
Aplicação do CEP na análise e interpretação dos dados ;
Determinação da relação entre o grau de influência entre as variáveis críticas do processo e as características de qualidade (absorção de água, o peso e rendimento) da carcaça de frango.
Nesse contexto, ao empregar técnicas de controle estatístico de processo para identificação de variáveis críticas e, possivelmente, visualizar melhorias na qualidade de um frigorífico de aves do Sul do Espírito Santo, ficará evidente o apoio que a pesquisa no Sul do Estado do ES promoverá no meio industrial, por meio do progresso científico aliado à possíveis melhorias industriais, fortalecendo a parceria entre Universidade e a indústria de alimentos da região Sul do estado.

Data de início: 01/03/2013
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado LUCIANO BERTOLLO RUSCIOLELLI
Coordenador CONSUELO DOMENICI ROBERTO
Vice-Coordenador JOEL CAMILO SOUZA CARNEIRO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000