O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL VOLTADA À PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E AVALIAÇÃO DO SEU IMPACTO NO ESTADO NUTRICIONAL DE COMUNIDADES DE AGRICULTORES FAMILIARES DE ALEGRE, ES.

Resumo: O fortalecimento da agricultura familiar tem sido alvo de Programas do Governo Federal como forma de promover o desenvolvimento rural sustentável e de garantir o acesso às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional de alimentos em quantidade e qualidade, além de promover a inclusão social no campo. A diversificação dos produtos agrícolas contribui para a variação de cardápios e, consequentemente, para a redução de carências nutricionais específicas, como a anemia ferropriva e a hipovitaminose A. A situação de segurança alimentar e nutricional da população rural de Alegre, ES, em especial os agricultores familiares é pouco conhecida. Sabe-se, entretanto, que estão presentes no município comunidades e assentamentos rurais com práticas agrícolas distintas, sendo que algumas apresentam grande biodiversidade e adotam práticas de produção predominantemente diversificada e com bases agroecológicas, enquanto outras utilizam de práticas de monocultura ou de pequena biodiversidade agrícola. Pretende-se com o presente estudo conhecer a situação de (in)segurança alimentar, os hábitos alimentares, a composição dos alimentos produzido e consumidos e o estado nutricional de duas comunidades agrícolas distintas do município de Alegre, ES, sendo uma de alta e a outra de baixa biodiversidade agrícola. Serão aplicados programas de educação alimentar e nutricional, voltados para a adoção de hábitos alimentares saudáveis visando à melhoria da qualidade de vida dos diversos grupos populacionais destas comunidades. Serão realizados testes comparativos do estado nutricional entre as comunidades e dentro de uma mesma comunidade antes e após a aplicação dos programas de educação nutricional. Pretende-se com o estudo a melhoria da qualidade da alimentação e dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares, o que deverá repercutir favoravelmente no estado nutricional dos membros das famílias envolvidas no estudo. Os programas de educação alimentar e nutricional deverão repercutir na melhoria nutricional dos alimentos comercializados nas feiras livres e na alimentação escolar por meio do PAA e PNAE. A inserção da equipe multiprofissional nesse trabalho proporcionará um conhecimento mais amplo da complexidade da alimentação dos agricultores e de suas famílias e ampliará a produção científica e tecnológica na área de nutrição e da agroecologia, envolvendo a agricultura familiar. O material a ser produzido para educação alimentar e nutricional nesse estudo poderá ser difundido para outros grupos do município, região, estado e do país.

Data de início: 05/01/2015
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador NEUZA MARIA BRUNORO COSTA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.