Influência do rótulo e da música na aceitação, na intenção de compra e no perfil sensorial de cervejas artesanal e industrial.

Nome: SOLCIARAY CARDOSO SOARES ESTEFAN DE PAULA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/07/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SUZANA MARIA DELLA LUCIA Orientador
TARCISIO LIMA FILHO Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALINE CRISTINA ARRUDA GONÇALVES Examinador Externo
JOEL CAMILO SOUZA CARNEIRO Suplente Interno
MARIA EMÍLIA RODRIGUES VALENTE Suplente Externo
SUZANA MARIA DELLA LUCIA Orientador
TARCISIO LIMA FILHO Coorientador

Resumo: As cervejas do tipo American Lager são líderes na preferência dos consumidores brasileiros por serem leves e refrescantes. Porém, percebe-se que o mercado de cerveja artesanal tem alcançado destaque nos últimos anos ofertando cervejas de diversos tipos, dentre eles, o tipo Summer Ale, uma cerveja clara e leve. As características não sensoriais influenciam na aceitação, intenção de compra e no perfil sensorial de um produto. Dentre as características não sensoriais, destacam-se o rótulo da embalagem e a música. Com a importância do mercado de cervejas industriais e o crescimento nacional da produção e consumo de cervejas artesanais, faz-se necessário conhecer a resposta do consumidor em relação às características sensoriais e não sensoriais da bebida, a fim de possibilitar a manutenção do produto no mercado. Diante deste contexto, objetivou-se, neste estudo, avaliar a influência do rótulo da embalagem e da música, utilizando dois gêneros musicais diferentes: gênero 1 (pop) e gênero 2 (sertanejo universitário) na aceitação, intenção de compra e no perfil sensorial de cervejas artesanal e industrial. Procurou-se definir o rótulo ideal para a cerveja artesanal do tipo Summer Ale utilizando as metodologias grupo de foco e análise conjunta de fatores baseada em escolhas modificada (ANCFEM); investigar a influência das características não sensoriais citadas acima na aceitação sensorial e intenção de compra das bebidas; realizar sessões de grupo de foco, a fim de levantar os termos descritivos, termos afetivos, frases e sentimentos para compor a ficha Rate-all-that-apply (RATA) utilizada para descrever sensorialmente cada cerveja em duas condições: teste cego e teste com informação (sob influência do rótulo da embalagem e da música do gênero musical 2). A partir dos resultados das sessões de grupo de foco, os fatores selecionados para a utilização na ANCFEM foram harmonização com pratos, ilustração e marca. Dois níveis de cada fator foram selecionados para a confecção dos rótulos. Por meio da ANCFEM, a embalagem de maior probabilidade de escolha foi a embalagem de cerveja artesanal com as características: presença de harmonização, ilustração que remete à tradição e ressaltando a marca e o tipo da cerveja. Foram realizadas dez sessões de aceitação e intenção de compra: teste cego (sessão 1); teste na presença das músicas para a cerveja artesanal (sessões 2 e 3) e para a cerveja industrial (sessões 4 e 5); teste com o rótulo da embalagem (sessão 6); teste na presença das duas características não sensoriais para a cerveja artesanal (sessões 7 e 8) e para a cerveja industrial (sessões 9 e 10). As cervejas se assemelharam mais em relação à aceitação dos atributos no teste cego e nas sessões com as características não sensoriais e apresentaram melhor intenção de compra quando avaliadas ouvindo as músicas, ao se comparar ao teste cego. As músicas exerceram influência na percepção hedônica e na intenção de compra das cervejas avaliadas. Destaca-se que a intenção de compra da cerveja artesanal foi significativa positiva para ambas as músicas; esse resultado pode ser apresentado aos produtores e comerciantes de cerveja artesanal do tipo Summer Ale a fim de ofertar seus produtos em um ambiente personalizado com a inserção dessas músicas ambientes como forma de agregar maior valor e aquisição do seu produto. Os rótulos da embalagem exerceram influência sobre as respostas afetivas e na intenção de compra da cerveja artesanal do tipo Summer Ale, ao passo que, para a cerveja industrial do tipo American Lager, a presença da embalagem teve impacto negativo na intenção de compra dos consumidores. Foi verificado que uma música não exerceu mais influência que a outra sobre as respostas afetivas dos consumidores. E também, na presença do rótulo da embalagem, não é possível definir se um gênero musical exerce mais influência que o outro sobre as respostas dos consumidores. A partir dos termos levantados em sessões de grupo de foco foi possível compor a ficha RATA com 31 termos referentes aos termos descritivos (aparência, aroma e sabor), termos afetivos, frases que se aplicam ao produto e sentimentos. Na sessão 1 (teste cego na metodologia RATA), a cerveja artesanal foi considerada escura, com aroma de fermento biológico, amargor forte, forte e de sabor residual ruim; e a cerveja industrial clara, de amargor fraco, fraca e aguada. Na sessão 2 (teste na presença das características não sensoriais) a cerveja artesanal foi considerada de aparência escura, aroma frutado, aroma de fermento biológico, amargor forte, forte; e a cerveja industrial de aparência clara, amargor fraco, fraca e aguada. Também nesta sessão, os termos afetivos “gostei” e “ótimo sabor” foram mais aplicáveis à cerveja artesanal em comparação com a cerveja industrial. As frases se aplicaram de maneira semelhante para as duas cervejas quando avaliadas na sessão 1, entretanto, na sessão 2, as cervejas diferiram entre si: a cerveja industrial foi descrita com a frase “combina com boteco e churrasco” e “combina com festa e música alta” ao passo que a cerveja artesanal foi descrita com a frase “combina com lugares calmos e requintados”. As cervejas não diferiram entre si quanto aos oito sentimentos tanto na sessão 1 como na sessão 2. A presença das características não sensoriais (rótulo da embalagem e música) exerceu impacto positivo na descrição da cerveja artesanal para o atributo aroma frutado; para a cerveja industrial, foi verificada a aplicabilidade do atributo aguada, dos termos afetivos “sabor ruim”, “sabor residual ruim” (todos os termos afetivos com caráter pejorativo para a cerveja industrial) e do sentimento “lembranças negativas”. Torna-se evidente a influência das características não sensoriais advindas do rótulo da embalagem e da música do gênero sertanejo universitário sobre a descrição sensorial das bebidas pelos consumidores. A presença dessas características não sensoriais reduziu a aplicabilidade da frase “combina com festa e música alta” para a cerveja artesanal e, para a cerveja industrial, reduziu a da frase “combina com lugares calmos e requintados”, os termos afetivos “gostei”, “sabor residual bom” e do sentimento “agradável”, descritos pelos consumidores com maior relevância na sessão 1 do que na sessão 2. Sendo assim, a embalagem dessa cerveja industrial e a música exerceram impacto negativo sobre a descrição dos consumidores. Diante desses resultados, destaca-se uma importante oportunidade para o setor de pesquisa e desenvolvimento das cervejarias artesanais e industriais, em conjunto com o setor de marketing dessas cervejarias, de utilizar a influência das características não sensoriais na elaboração de novos rótulos e/ou modificação da formulação de seus produtos. A influência do gênero musical poderá ser utilizada na elaboração de mensagens publicitárias integradas e eficientes de acordo com a formulação de interesse desenvolvida, de forma a maximizar os atributos sensoriais desejáveis e minimizar ou até mesmo suprimir aqueles indesejáveis pelos consumidores.

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