Influência do rótulo e da música na aceitação, na intenção de compra e no perfil sensorial de cervejas artesanal e industrial.
Nome: SOLCIARAY CARDOSO SOARES ESTEFAN DE PAULA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/07/2019
Orientador:
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Papel |
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SUZANA MARIA DELLA LUCIA | Orientador |
TARCISIO LIMA FILHO | Co-orientador |
Banca:
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Papel |
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ALINE CRISTINA ARRUDA GONÇALVES | Examinador Externo |
JOEL CAMILO SOUZA CARNEIRO | Suplente Interno |
MARIA EMÍLIA RODRIGUES VALENTE | Suplente Externo |
SUZANA MARIA DELLA LUCIA | Orientador |
TARCISIO LIMA FILHO | Coorientador |
Resumo: As cervejas do tipo American Lager são líderes na preferência dos consumidores brasileiros por serem leves e refrescantes. Porém, percebe-se que o mercado de cerveja artesanal tem alcançado destaque nos últimos anos ofertando cervejas de diversos tipos, dentre eles, o tipo Summer Ale, uma cerveja clara e leve. As características não sensoriais influenciam na aceitação, intenção de compra e no perfil sensorial de um produto. Dentre as características não sensoriais, destacam-se o rótulo da embalagem e a música. Com a importância do mercado de cervejas industriais e o crescimento nacional da produção e consumo de cervejas artesanais, faz-se necessário conhecer a resposta do consumidor em relação às características sensoriais e não sensoriais da bebida, a fim de possibilitar a manutenção do produto no mercado. Diante deste contexto, objetivou-se, neste estudo, avaliar a influência do rótulo da embalagem e da música, utilizando dois gêneros musicais diferentes: gênero 1 (pop) e gênero 2 (sertanejo universitário) na aceitação, intenção de compra e no perfil sensorial de cervejas artesanal e industrial. Procurou-se definir o rótulo ideal para a cerveja artesanal do tipo Summer Ale utilizando as metodologias grupo de foco e análise conjunta de fatores baseada em escolhas modificada (ANCFEM); investigar a influência das características não sensoriais citadas acima na aceitação sensorial e intenção de compra das bebidas; realizar sessões de grupo de foco, a fim de levantar os termos descritivos, termos afetivos, frases e sentimentos para compor a ficha Rate-all-that-apply (RATA) utilizada para descrever sensorialmente cada cerveja em duas condições: teste cego e teste com informação (sob influência do rótulo da embalagem e da música do gênero musical 2). A partir dos resultados das sessões de grupo de foco, os fatores selecionados para a utilização na ANCFEM foram harmonização com pratos, ilustração e marca. Dois níveis de cada fator foram selecionados para a confecção dos rótulos. Por meio da ANCFEM, a embalagem de maior probabilidade de escolha foi a embalagem de cerveja artesanal com as características: presença de harmonização, ilustração que remete à tradição e ressaltando a marca e o tipo da cerveja. Foram realizadas dez sessões de aceitação e intenção de compra: teste cego (sessão 1); teste na presença das músicas para a cerveja artesanal (sessões 2 e 3) e para a cerveja industrial (sessões 4 e 5); teste com o rótulo da embalagem (sessão 6); teste na presença das duas características não sensoriais para a cerveja artesanal (sessões 7 e 8) e para a cerveja industrial (sessões 9 e 10). As cervejas se assemelharam mais em relação à aceitação dos atributos no teste cego e nas sessões com as características não sensoriais e apresentaram melhor intenção de compra quando avaliadas ouvindo as músicas, ao se comparar ao teste cego. As músicas exerceram influência na percepção hedônica e na intenção de compra das cervejas avaliadas. Destaca-se que a intenção de compra da cerveja artesanal foi significativa positiva para ambas as músicas; esse resultado pode ser apresentado aos produtores e comerciantes de cerveja artesanal do tipo Summer Ale a fim de ofertar seus produtos em um ambiente personalizado com a inserção dessas músicas ambientes como forma de agregar maior valor e aquisição do seu produto. Os rótulos da embalagem exerceram influência sobre as respostas afetivas e na intenção de compra da cerveja artesanal do tipo Summer Ale, ao passo que, para a cerveja industrial do tipo American Lager, a presença da embalagem teve impacto negativo na intenção de compra dos consumidores. Foi verificado que uma música não exerceu mais influência que a outra sobre as respostas afetivas dos consumidores. E também, na presença do rótulo da embalagem, não é possível definir se um gênero musical exerce mais influência que o outro sobre as respostas dos consumidores. A partir dos termos levantados em sessões de grupo de foco foi possível compor a ficha RATA com 31 termos referentes aos termos descritivos (aparência, aroma e sabor), termos afetivos, frases que se aplicam ao produto e sentimentos. Na sessão 1 (teste cego na metodologia RATA), a cerveja artesanal foi considerada escura, com aroma de fermento biológico, amargor forte, forte e de sabor residual ruim; e a cerveja industrial clara, de amargor fraco, fraca e aguada. Na sessão 2 (teste na presença das características não sensoriais) a cerveja artesanal foi considerada de aparência escura, aroma frutado, aroma de fermento biológico, amargor forte, forte; e a cerveja industrial de aparência clara, amargor fraco, fraca e aguada. Também nesta sessão, os termos afetivos gostei e ótimo sabor foram mais aplicáveis à cerveja artesanal em comparação com a cerveja industrial. As frases se aplicaram de maneira semelhante para as duas cervejas quando avaliadas na sessão 1, entretanto, na sessão 2, as cervejas diferiram entre si: a cerveja industrial foi descrita com a frase combina com boteco e churrasco e combina com festa e música alta ao passo que a cerveja artesanal foi descrita com a frase combina com lugares calmos e requintados. As cervejas não diferiram entre si quanto aos oito sentimentos tanto na sessão 1 como na sessão 2. A presença das características não sensoriais (rótulo da embalagem e música) exerceu impacto positivo na descrição da cerveja artesanal para o atributo aroma frutado; para a cerveja industrial, foi verificada a aplicabilidade do atributo aguada, dos termos afetivos sabor ruim, sabor residual ruim (todos os termos afetivos com caráter pejorativo para a cerveja industrial) e do sentimento lembranças negativas. Torna-se evidente a influência das características não sensoriais advindas do rótulo da embalagem e da música do gênero sertanejo universitário sobre a descrição sensorial das bebidas pelos consumidores. A presença dessas características não sensoriais reduziu a aplicabilidade da frase combina com festa e música alta para a cerveja artesanal e, para a cerveja industrial, reduziu a da frase combina com lugares calmos e requintados, os termos afetivos gostei, sabor residual bom e do sentimento agradável, descritos pelos consumidores com maior relevância na sessão 1 do que na sessão 2. Sendo assim, a embalagem dessa cerveja industrial e a música exerceram impacto negativo sobre a descrição dos consumidores. Diante desses resultados, destaca-se uma importante oportunidade para o setor de pesquisa e desenvolvimento das cervejarias artesanais e industriais, em conjunto com o setor de marketing dessas cervejarias, de utilizar a influência das características não sensoriais na elaboração de novos rótulos e/ou modificação da formulação de seus produtos. A influência do gênero musical poderá ser utilizada na elaboração de mensagens publicitárias integradas e eficientes de acordo com a formulação de interesse desenvolvida, de forma a maximizar os atributos sensoriais desejáveis e minimizar ou até mesmo suprimir aqueles indesejáveis pelos consumidores.