Influência da música e da embalagem na aceitação, nas emoções evocadas e no perfil sensorial de chocolate ao leite sem açúcar
Resumo: A prevalência de problemas de saúde relacionados ao alto consumo de açúcar vem crescendo e se tornado uma preocupação cada vez maior no mundo. Por outro lado, os alimentos indulgentes têm seu espaço no mercado, são consumidos diariamente e atendem consumidores interessados em sensações de prazer e bem estar, como é o caso dos chocolates. É necessário, então, que esses alimentos tão consumidos passem por reformulação em suas características e sejam capazes de continuar no mercado sem oferecer maiores danos à saúde. Um grande desafio para retirada do açúcar dos alimentos certamente passa pela alteração do sabor. A ideia de que o que ouvimos pode influenciar nas experiências, percepções e comportamentos em relação à comida e à bebida vem sendo bastante difundida. Estabelecer um vínculo com o passado é uma estratégia de marketing para criar encantamento ao cliente, transformando o comum em algo vinculado a muitas emoções. Embora já existam, na literatura, muitos estudos com desenvolvimento de produtos a fim de reduzir significativamente o percentual de açúcar utilizado, ainda há escassez de dados que relacionem a percepção de sabores, nos produtos sem açúcar (ou com teor reduzido de açúcar), e seu índice de aceitação, quando são utilizados estímulos sonoros e embalagens capazes de despertar emoções para intervir positivamente na experiência do consumidor. Esse estudo propõe o desenvolvimento de um produto sem açúcar e tem o intuito de avaliar a influência de características não sensoriais (embalagem e música) sobre a percepção e sensações de gostos do mesmo e sobre a aceitação e a emoção relacionadas ao consumo deste produto, por meio de teste de aceitação, emoção, de escala de intensidade e de dominância temporal de sensações (TDS), realizados por duas faixas etárias distintas, a fim de levantar características sobre o comportamento do consumidor e elevar o nível de aceitação/aprovação do produto.
Data de início: 14/05/2020
Prazo (meses): 24
Participantes:
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Nome |
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Aluno Mestrado | RAISA MORGADO DE CASTRO MONSORES |
Colaborador | TARCISIO LIMA FILHO |
Coordenador | SUZANA MARIA DELLA LUCIA |