Som e embalagem e sua influência na aceitação, nas emoções evocadas e no perfil sensorial de chocolate sem açúcar: um estudo a distância
Resumo: A prevalência de problemas de saúde relacionados ao alto consumo de açúcar vem crescendo e se tornado uma preocupação cada vez maior no mundo. Por outro lado, os alimentos indulgentes têm seu espaço no mercado, são consumidos diariamente e atendem consumidores interessados em sensações de prazer e bem-estar, como é o caso dos chocolates. É necessário, então, que esses alimentos tão consumidos passem por reformulação em suas características e sejam capazes de continuar no mercado sem oferecer maiores danos à saúde. Um grande desafio para retirada do açúcar dos alimentos certamente passa pela alteração do sabor. A ideia de que o que ouvimos pode influenciar nas experiências, percepções e comportamentos em relação à comida e à bebida vem sendo bastante difundida. Além disso, é crescente e notória a mudança de mercado em que há um aumento expressivo de vendas online. Diante do desafio de proporcionar ao consumidor a melhor experiência possível, os estudos de marketing e mercado tem focado em diminuir a distância e aumentar a interação do consumidor com o produto online. Um recurso que vem sendo amplamente utilizado é o ASMR, que pode ter potencial para aplicação no mercado de alimentos. Estabelecer um vínculo com o passado é uma estratégia de marketing para criar encantamento ao cliente, transformando o comum em algo vinculado a muitas emoções. Embora já existam, na literatura, muitos estudos com desenvolvimento de produtos a fim de reduzir significativamente o percentual de açúcar utilizado, ainda há escassez de dados que relacionem, de modo remoto, os produtos sem açúcar, e sua aceitação e descrição sensorial, quando são utilizados estímulos sonoros e embalagens capazes de despertar emoções para intervir positivamente na experiência do consumidor. Esse estudo propõe um estudo de mercado, de forma virtual, e posterior desenvolvimento de um conceito mercadológico de um chocolate sem açúcar avaliando a influência de características não sensoriais (embalagem, música, ASMR) sobre a aceitação e a emoção relacionadas a este produto através de Grupos de Foco, análise de emoções com escala emoji e ficha RATA, realizados por duas faixas etárias distintas, a fim de levantar características sobre o comportamento do consumidor e elevar o nível de aceitação/aprovação do produto.
Data de início: 16/04/2021
Prazo (meses): 84
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | RAISA MORGADO DE CASTRO MONSORES |
Coordenador | SUZANA MARIA DELLA LUCIA |
Pesquisador | TARCISIO LIMA FILHO |