Influência do rótulo e do gênero musical na aceitação e no perfil sensorial de cervejas artesanal e industrial
Resumo: O consumo de cerveja no país encontra-se em expansão e, seguindo a tendência, está o consumo de cervejas artesanais, bebidas destinadas a atender paladares mais exigentes e sofisticados em relação à qualidade da bebida. É de grande importância analisar os fatores que influenciam os consumidores e impulsionam o crescimento do mercado brasileiro de cervejas. As informações contidas nos rótulos de embalagens podem influenciar na percepção das características intrínsecas do alimento, levando a alterações na escolha e aceitação do produto pelo consumidor. Estudos também têm demonstrado que os estímulos sonoros advindos de música de fundo, como os gêneros musicais, podem ser usados para aumentar significativamente a forma como os alimentos e bebidas são percebidos, além reforçar características consideradas prazerosas pelo consumidor. Diante dessas influências, faz-se necessário conhecer o comportamento do consumidor a respeito das características sensoriais e não sensoriais dos produtos, bem como traçar o perfil do produto frente a essas influências. Dessa forma, o objetivo deste trabalho será avaliar a influência das características não sensoriais (rótulo da embalagem e gênero musical) na aceitação de cervejas (artesanal e industrial) e no perfil das bebidas. As metodologias serão: sessões de grupo de foco para investigar comportamentos e opiniões dos consumidores sobre embalagens de cervejas; aplicação da análise conjunta de fatores baseada em escolhas modificada para propor a embalagem ideal para a cerveja artesanal elaborada; sessões de aceitação sensorial sob influência das características não sensoriais; sessões de grupo de foco para obter os termos que serão utilizados na elaboração da lista RATA (Rate-all-that-apply) e posterior aplicação dessa lista para traçar o perfil sensorial das bebidas sob influência das características não sensoriais citadas. Sendo assim, espera-se, verificar de que maneira a influência do rótulo da embalagem e do gênero musical interferem no consumo de cervejas artesanais e industriais e no perfil das bebidas.
Data de início: 08/05/2018
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel![]() |
Nome |
---|---|
Aluno Mestrado | SOLCIARAY CARDOSO SOARES ESTEFAN DE PAULA |
Coordenador | SUZANA MARIA DELLA LUCIA |
Pesquisador | TARCISIO LIMA FILHO |